• Mobilidade
Ônibus solar
31/01/2018

Cases

Se 90 pessoas num trajeto de 2 km optassem por utilizar um meio de transporte coletivo, cerca de 130 kg de gás carbônico não iriam para a atmosfera. Em caso de um deslocamento maior, chegando a 10 km, esse número pode ultrapassar 630 kg. Por conta disso, percebemos que os ônibus são a melhor alternativa para quem busca um meio de transporte mais em conta e com menor impacto ambiental.

Para além da capacidade de transportar várias pessoas usando um menor espaço, os ônibus podem ser ainda mais sustentáveis. Solução pioneira e inovadora para geração de energia fotovoltaica, a integração dos Filmes Fotovoltaicos Orgânicos no teto de ônibus traz benefícios para a empresa, meio ambiente e clientes. Primeiro, contribui para a redução da carga no alternador, economia de combustível e aumento da vida útil da bateria. Segundo, contribui para a redução das emissões de CO2 por ser uma fonte de energia limpa produzida com materiais recicláveis. Por fim, contribui para o conforto térmico para os clientes uma vez que possibilita o funcionamento do sistema de exaustão, mesmo com o motor desligado. Essa última vantagem soluciona um dos maiores problemas enfrentados por frotas em locais muito quentes, uma vez que mantém o ambiente mais fresco sem gastar mais combustível, gerando economia com gastos de ar-condicionado enquanto o ônibus estiver parado.

Nesse tipo de aplicação os filmes fotovoltaicos são adesivados ao teto do veículo e conectados a um controlador de carga que pode direcionar a energia para a bateria do veículo e sistemas elétricos.

VOLTAR PARA CASES