• Mobilidade
Transportadora Americana
31/01/2018

Cases

Após diversas pesquisas de campo com transportadoras de todo Brasil, a Sunew percebeu que a dependência da carreta com relação a cabine acabava por ser prejudicial em diversas situações. Como, por exemplo, no caso de cargas em que baixas temperaturas são necessárias, o caminhão precisa ficar ligado para alimentar o sistema de refrigeração. Também há casos de roubo da carreta em que, uma vez desconectada do cavalo, não é mais possível rastreá-la.

A partir disso, a Sunew fechou parceria com a TA -Transportadora Americana para que o semirreboque realize funções essenciais sem depender da cabine e de forma sustentável. O projeto tem por objetivo testar a nova tecnologia em energia solar orgânica para atingir desempenho máximo em segurança (GPS, sistema de exaustão e porta-cofre) e economia de bateria e combustível.

Dessa forma, o semi-reboque é adesivado com Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), capazes de absorver luz solar de forma difusa. A energia é convertida por meio de um sistema eletrônico, que a distribui para os compartimentos necessários.

“Diferentemente das estruturas convencionais, que precisam estar conectadas à bateria para garantir a operação, os modelos com a tecnologia do filme possibilitam ao motorista uma viagem mais segura, confortável e econômica”, explica o Diretor de Novos Negócios da Sunew, Filipe Ivo. Segundo Celso Luchiari, diretor da TA, a tecnologia apresenta custo baixo em relação aos benefícios. “Uma de nossas operações exige carretas cofre, com fechadura eletrônica. Com essa tecnologia a alimentação da energia acontece de forma independente ao cavalo, evitando
contratempos como travamento das portas e perda de configuração do sistema. Ganhamos tempo e agilidade nos processos de transferência.”

A tecnologia do OPV é a única adequada para esse tipo de aplicação, isso porque, por ser flexível não sofre impacto com a movimentação do veículo nas estradas. Já os demais produtos disponíveis no mercado, por terem células rígidas, podem trincar com o atrito. Além disso, por sua leveza, o OPV acrescenta menos de 300g no peso do veículo.

VOLTAR PARA CASES
  • caminhao da transportadora americana com paineis fotovoltaicos
  • caminhao da transportadora americana com paineis fotovoltaicos
X

Veja a última novidade da Sunew

X

O OPV
da Sunew
que já era
sustentável acaba de ficar ainda mais verde.

Agora, a cada m2 de OPV da sunew uma árvore será plantada em parceria com a SOS Mata Atlântica.

Juntos podemos fazer toda a diferença.

Saiba Mais