Notícias

Uma junção de design em mobiliário urbano e alta tecnologia em energia solar está chamando atenção dos participantes do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). A OPTree (Organic Photovoltaic Tree), uma árvore com captação da energia solar por meio de filmes orgânicos fotovoltaicos em suas folhas, integra a estrutura e a premissa do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país.

Se existe um setor que não se incomodou com a crise econômica do País, foi o de energia solar fotovoltaica: de 2015 para 2016, os projetos de pequeno e médio portes instalados pelo território brasileiro aumentaram 300%, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). E a maior demanda por painéis solares significa maior demanda por vidro — já que o material é fundamental para o funcionamento do sistema.

Imagine uma “praça do futuro”: o piso são blocos de concreto cobertos por painéis solares que geram energia, os postes se utilizam dessa mesma tecnologia para iluminá-la e, bem no meio, uma palmeira solar onde as pessoas relaxam, enquanto plugam seus celulares e os carregam com a energia gerada por ali mesmo. A “Square of the Future” se tornou realidade na feira mais importante de eletrônica impressa do mundo, a LOPEC, em Munique. No entanto, a tecnologia não é oriunda do pólo de inovação da Alemanha, mas desenvolvida em Belo Horizonte, pelo instituto de pesquisa CSEM Brasil.

Página 1 de 7