Notícias

Tecnologia em energia solar atrai participantes do IV EMDS

Uma junção de design em mobiliário urbano e alta tecnologia em energia solar está chamando atenção dos participantes do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). A OPTree (Organic Photovoltaic Tree), uma árvore com captação da energia solar por meio de filmes orgânicos fotovoltaicos em suas folhas, integra a estrutura e a premissa do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país.

“Essa é uma solução que vem somar ao desenvolvimento dos municípios”, afirmou o prefeito de Serra Talhada/PE, Luciano Duque, que já estuda a instalação de OPTrees em seu município. O governante, que frequentou todas as edições anteriores do EMDS, afirma que acaba de tomar conhecimento desse modelo e tecnologia para a energia solar.

OPTree

O gerente comercial da Sunew, Daniel Paixão, explica que a OPTree possui cinco folhas de vidro laminado, capazes de gerar 300w/h por dia, o suficiente para manter quatro lâmpadas LED, ligadas por oito horas. “Essa é a energia do futuro, pois pode ser integrada em qualquer lugar”, disse.

Seis entradas USB, lâmpadas LED e um banco de madeira certificada compõe o mobiliário urbano, construído pela Sunew e pela Metalco. “Essa é a nova frente dos imobiliários urbanos, pois agrega algo inovador, com design e madeira certificada”, contou o diretor comercial da Metalco, Francesco Tremolada.

Saiba mais sobre a OPTree aqui.

Lançada este ano, a OPTree coloca o Brasil na posição de país líder na produção dessa tecnologia. Segundo Daniel, cada folha é um painel fotovoltaico, que capta a energia durante para que ela possa ser utilizada a qualquer momento. “Entre as tecnologias fotovoltaicas, essa é a mais verde, ou seja, com menor pegada de carbono”, explicou.

Com o tema “Energia nas Cidades do Futuro”, Daniel será o primeiro palestrante do ciclo de TED-alikes promovido nesta terça-feira, 25, no auditório do Subsolo. 

Fonte: Site Frente Nacional de Prfeitos. Disponível em <http://fnp.org.br/noticias/item/1450-tecnologia-em-energia-solar-atrai-participantes-do-iv-emds> redigida em 24/04/2017

Total Comments