Notícias

Tecnologia mineira ajuda a gerar energia no Haiti

Painéis solares. Materiais feitos na capital vão produzir energia limpa para comunidades carentes do país. Testes já foram iniciados.

A inovação é tão surpreendente que saiu em três edições do Jornal Metro pelo Brasil! Confira na íntegra a matéria do Metro Rio (p.03), Metro BH (p.02), Metro Curitiba (p.05) e Metro Brasília (p. 02)!

"Com mais de 80% da população vivendo com menos de US$ 2 por dia e assolado por um terremoto que destruiu as já precárias cidades em 2011, o Haiti é o país mais pobre da América Latina. Energia elétrica e água limpa são uma realidade distante para quem vive nessas condições. Sem isso, não se tem o básico. Para melhorar o cenário de comunidades carentes da região, uma tecnologia desenvolvida em Belo Horizonte promete levar eletricidade a um baixo custo para centenas de famílias.

Além de soluções de iluminação, os painéis solares têm capacidade para energizar computadores, geladeiras para remédios, projetos usados nas salas de aula e até mesmo  equipamentos de transmissão wi-fi. “Estamos desenvolvendo algo que poderá mudar a forma como geramos e percebemos a energia num futuro muito próximo. Estamos  falando de um novo conceito: energia limpa, com potencial de baixíssimo custo e que pode ser integrada a praticamente tudo. O potencial é imensurável”, explicou Tiago Alves, CEO da empresa responsável pela tecnologia."

Total Comments