SUNEW e Metalco apresentam mobiliário urbano inovador: OPTree

A SUNEW, empresa pioneira em filmes fotovoltaicos orgânicos, e a Metalco do Brasil, fabricante de mobiliários urbanos de alto impacto, apresentam no mercado novo produto, que promete revolucionar o uso do espaço urbano: a OPTree.

O mobiliário urbano inovador apresenta design, energia e inovação, tendo em suas “folhas” os filmes fotovoltaicos orgânicos, também conhecidos como OPV (Organic Photovoltaics). O filme é a terceira geração de células solares leve, flexível e transforma luz solar em energia elétrica.

A OPTree é o mobiliário ideal para todo tipo de espaço público, como praças e parques. Imagem: Divulgação/SUNEW

A OPTree pode ser instalada em praças públicas, parques, calçadão de praias, jardins de museus, entre outros. A energia é gerada de forma independente e sustentável, podendo alimentar lâmpadas, carregadores de celular ou roteadores de internet. É ainda um ponto de encontro entre amigos e uma forma de colocar a população em contato com a inovação e sustentabilidade.

Segundo Fábio Massochini, diretor da Metalco, “o desenvolvimento desse projeto para Metalco foi de grande valia, visto que a tecnologia OPV foi a única que conseguiu estar alinhada ao design dos nossos produtos”. Já para Marcos Maciel, CEO da SUNEW, o mobiliário demonstra as inúmeras aplicações do OPV e o slogan da empresa, “Energy Everywhere”, pois “é uma forma de levar energia independente do grid e com design, integrando nas cidades de hoje e do amanhã”.

Na LOPEC a OPTree possibilitou carregamento de baterias de dispositivos móveis e um espaço de descanso que agrega design e sustentabilidade. Foto:SUNEW

A primeira versão da OPTree está concorrendo a um prêmio mundial de inovação na maior feira de eletrônica orgânica do mundo, a LOPEC, na Alemanha. O produto já está disponível no mercado e as pessoas podem usufruir dessa novidade no dia-a-dia de todas as cidades.

FICHA TÉCNICA OPTree

• Estrutura: Aço inox escovado
  • Base: Eucalipto grandis
  • Dimensões: 3,88 x 3,38 m (diâmetro x altura)