SUNEW e Inovalli revelam a maior fachada com OPV (Organic Photovoltaics) do mundo: união de inovação, design e sustentabilidade

Atualmente em fase de construção em São Paulo, o novo empreendimento realizado pela Inovalli e um grupo de investidores vai receber em breve um de seus principais toques de inovação e sustentabilidade: filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) laminados em vidros, capazes de transformar a luz solar em energia elétrica.

Além de compor os vidros padrões da fachada, criando um design diferenciado à edificação, os filmes serão utilizados também para fazer parte da comunicação visual da edificação, que será capaz de gerar energia. Após testes bem-sucedidos no projeto piloto, os vidros já estão em fase final de produção, através da parceria entre a fabricante dos filmes fotovoltaicos orgânicos, a empresa brasileira SUNEW, a beneficiadora de vidros catarinense Unividros, e os instaladores do sistema SolarVolt. A parceria foi responsável pelo desenvolvimento do maior OPV laminado em vidro do mundo. O novo empreendimento da Inovalli é o primeiro da América Latina a receber vidros com essa tecnologia e tornar-se-á o prédio com maior fachada fotovoltaica do mundo, gerando a energia mais verde possível hoje, com as membranas orgânicas (OPV).

Números do Projeto

Vidros laminados

• Medidas máximas de 1,98m x 0,90m
  • Espessura de aproximadamente 12 mm

Membranas com OPV

• Potência instalada: aproximadamente 2 kWp
  • Mais de 65 posições de trabalho neutras em carbono
  • 578 toneladas CO2 evitados por ano
  • Cerca de 75% de carga térmica evitada
  • Aproximadamente 95% de radiação UV retida
  • Potencial para até 44 pontos certificação LEED

Marcos Maciel, CEO da SUNEW, revela que “Os filmes fotovoltaicos orgânicos, também conhecidos por OPV (Organic Photovoltaics), possuem características capazes de revolucionar o mercado de energia fotovoltaica, permitindo aplicações em locais onde as tecnologias existentes não se aplicam. O OPV é leve, flexível, translúcido e tem baixa dependência do ângulo de incidência solar, bloqueio de raios UV e infravermelho, além de altamente customizado, em termos de cores e formato”.

Rafael Cosentino, CEO da Inovalli, afirma que “A Inovalli é um Banco de Ideias para o mercado da Construção Civil, buscamos o uso de novas tecnologias por acreditar que as ideias tradicionais não bastam mais, precisamos de uma capacidade incrível de inovação e uma excelente execução. Seguindo esse nosso conceito, quando descobrimos a tecnologia do OPV e a SUNEW, ficamos empolgados com os resultados que ela poderia trazer para empreendimento da construção civil ou ainda da sua aplicação para empreendimentos prontos. A tecnologia da SUNEW representa uma nova geração de produtos “verdes” que além de trazer benefícios para o meio ambiente e gerar economia sustentável, possuem capacidade de alinhar com o Design.”.

O processo produtivo das membranas orgânicas emite menos gases nocivos ao meio ambiente e consome menos energia do que as tecnologias tradicionais no mercado, figurando como a tecnologia fotovoltaica com menor pegada de carbono disponível atualmente. Todas essas propriedades permitem a união do Design com Energia e Sustentabilidade. Casamento certo para representar empresas inovadoras e preocupadas com a sustentabilidade do planeta.

Tecnologia e Sócios Brasileiros

O CSEM Brasil, um dos sócios fundadores da SUNEW, é o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia necessária à produção, 100% feita no Brasil. O CSEM Brasil foi fundado pela FIR Capital e pelo CSEM da Suíça em 2006 e contou com investimentos da FAPEMIG e BNDES para instalar uma das mais modernas infraestruturas de P&D sobre eletrônica orgânica do mundo, além de congregar um time de prestígio internacional que reúne diversas nacionalidades em seu quadro. Segundo Tiago Alves, CEO do CSEM Brasil e Presidente do Conselho da SUNEW “A SUNEW é um caso de sucesso e a demonstração da capacidade empreendedora brasileira de desenvolver tecnologias em áreas que podem mudar significativamente a economia do país. Com o OPV, não estamos mais falando de painéis solares e sim de elementos de geração de energia que se integram em nossas vidas, transportes e casas de forma harmoniosa e pervasiva, no mais puro conceito do energy everywhere”.

A CMU Energia e a Tradener são também sócios estratégicos da SUNEW, sendo duas das maiores e mais respeitadas comercializadoras de energia do país e que conferem um diferencial competitivo no setor de energia à empresa nascente.

A FIR Capital, responsável pela concepção e implementação do CSEM Brasil, teve a visão de montar uma instituição que possibilita a criação de empresas inovadoras com grande potencial de impacto econômico. A FIR, como gestora de fundos e empresa de participações, tem grande histórico no Brasil envolvendo empresas inovadoras como Akwan (origem do Google Brasil), Biobrás, ABC da Construção, Devex, Oncoclínicas e Sambatech.

A SUNEW iniciou suas atividades em novembro de 2015, tendo o BNDESPar como sócio. Empresa 100% brasileira, é responsável pela fabricação e comercialização dos filmes fotovoltaicos orgânicos e, com o objetivo de revolucionar a indústria solar no Brasil e no mundo, tem a maior infraestrutura instalada do mundo para a produção do OPV e acesso a benefícios, incentivos e recursos financeiros, como FINAME, e assistência técnica no Brasil.