Tecnologia inovadora de energia solar é aplicada ineditamente em transporte de cargas

Projeto piloto entre Sunew e Transportadora Americana garante autonomia total ao semirreboque

São Paulo (28.09.2017) – A Sunew, maior fabricante de OPV orgânico do mundo, fechou parceria com a TA -Transportadora Americana para que o semirreboque realize todas as suas funções essenciais com alta performance sem depender da cabine. O projeto piloto, iniciado em agosto, tem por objetivo testar a nova tecnologia em energia solar orgânica para atingir desempenho máximo em segurança (GPS e sistema de exaustão) e economia de bateria e combustível.

Dessa forma, o semi-reboque é adesivado com o filme orgânico, capaz de absorver luz solar de forma difusa. A energia é convertida por meio de um sistema eletrônico, que a distribui para os compartimentos necessários.

“Diferentemente das estruturas convencionais, que precisam estar conectadas à bateria para garantir a operação, os modelos com a tecnologia do filme possibilitam ao motorista uma viagem mais segura, confortável e econômica”, explica o gerente de Novos Negócios da Sunew, Filipe Ivo.

Segundo Celso Luchiari, diretor da TA, a tecnologia apresenta custo baixo em relação aos benefícios. “Uma de nossas operações exige carretas cofre, com fechadura eletrônica. Com essa tecnologia a alimentação da energia acontece de forma independente ao cavalo, evitando contra tempos como travamento das portas e perda de configuração do sistema. Ganhamos tempo e agilidade nos processos de transferência.”

Luchiari acrescenta que espera aumentar em breve o projeto piloto, podendo chegar a dezenas de veículos. “Realmente é fácil imaginar um futuro próximo onde todos os nossos veículos possam ser sustentáveis e eficientes.”

A tecnologia do OPV é a única adequada para esse tipo de aplicação, isso porque, por ser flexível como a borracha não sofre impacto com a movimentação do veículo nas estradas. Já os demais produtos disponíveis no mercado, por terem células rígidas, trincam com o atrito.

Vantagens Gerais

·         LEVEZA: Não sobrecarrega a estrutura

·         FLEXIBILIDADE: Única tecnologia solar capaz de resistir às vibrações torções que o semirreboque é submetido, se adequando à estrutura conforme movimentação

·         ENERGIA: alternativa de energia limpa independente do funcionamento do motor ou de qualquer outra fonte externa

Vantagens para o semirreboque

O OPV gera energia à partir da fonte solar para alimentar sistemas como GPS, freios ABS, sistema de exaustão, entre outros que podem inclusive funcionar de forma autônoma.

·         SISTEMA DE EXAUSTÃO AUTÔNOMO – Evita o aumento da temperatura do baú e possíveis perdas de produtos sensíveis, como medicamentos, alimentos e produtos químicos

·         GPS – Rastreamento  do semirreboque por meio de um sistema independente do cavalo, potencialmente reduzindo roubos decarga

·         DISPONIBILIDADE DE ENERGIA NO BAÚ - Sistema de energia para uso múltiplo independente da conexão ao cavalo e do acionamento do motor

·         ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA – Manutenção de luzes de sinalização mesmo com o motor desligado

·         BATERIA – Aumento da vida útil da bateria do caminhão

·         ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL – Economia indireta de combustível pelo uso da fonte de energia fotovoltaica para alimentar sistemas

Sobre o OPV

Os filmes fotovoltaicos orgânicos, também conhecidos como OPV (Organic Photovoltaics), são a terceira geração de células solares, capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do Sol. Trata-se de um filme fino, leve, flexível, com diferentes graus de transparência e altamente customizável, em termos de cor e formato.

A  Sunew

Inaugurada em Novembro de 2015, a SUNEW nasceu com o compromisso de mudar os paradigmas da indústria de energia solar no Brasil e no mundo. É resultado da convergência de esforços do CSEM Brasil, FIR Capital, BNDES, Tradener e CMU para conceber a maior infraestrutura do mundo para a produção de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, conhecidos como OPV (Organic Photovoltaics). Empresa 100% brasileira, conta com parcerias com entidades como FIEMG, FAPEMIG e Governo de Minas Gerais.

A TA

Empresa de gestão familiar, com 76 anos de experiência nos segmentos de transporte rodoviário, aéreo e de armazenagem, com forte presença nas regiões Sul e Sudeste do País, a TA reúne grande experiência em todas as competências do setor de transporte de cargas. Pioneira em adotar soluções tecnológicas e reconhecida por investir continuamente na formação de profissionais, sendo referência para o mercado.

Filiais     40

Frota * 978

Idade média da frota própria *  5

Toneladas transportadas*          162.402.998