Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Uma junção de design em mobiliário urbano e alta tecnologia em energia solar está chamando atenção dos participantes do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).

A OPTree™, uma árvore que capta energia solar por meio de filmes orgânicos fotovoltaicos em suas folhas, integra a estrutura e a premissa do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país.

“Essa é uma solução que vem somar ao desenvolvimento dos municípios”, afirmou o prefeito de Serra Talhada/PE, Luciano Duque, que já estuda a instalação de OPTrees em seu município. O governante, que frequentou todas as edições anteriores do EMDS, afirma que acaba de tomar conhecimento desse modelo e tecnologia para a energia solar.

OPTree

O gerente comercial da Sunew, Daniel Paixão, explica que a OPTree possui cinco folhas de vidro laminado, capazes de gerar 300w/h por dia, o suficiente para manter quatro lâmpadas LED, ligadas por oito horas. “Essa é a energia do futuro, pois pode ser integrada em qualquer lugar”, disse.

Seis entradas USB, lâmpadas LED e um banco de madeira certificada compõe o mobiliário urbano, construído pela Sunew e pela Metalco. “Essa é a nova frente dos imobiliários urbanos, pois agrega algo inovador, com design e madeira certificada”, contou o diretor comercial da Metalco, Francesco Tremolada.

Saiba mais sobre a OPTree aqui.

Lançada este ano, a OPTree coloca o Brasil na posição de país líder na produção dessa tecnologia. Segundo Daniel, cada folha é um painel fotovoltaico, que capta a energia durante para que ela possa ser utilizada a qualquer momento. “Entre as tecnologias fotovoltaicas, essa é a mais verde, ou seja, com menor pegada de carbono”, explicou.

Com o tema “Energia nas Cidades do Futuro”, Daniel será o primeiro palestrante do ciclo de TED-alikes promovido nesta terça-feira, 25, no auditório do Subsolo.

Fonte: Site Frente Nacional de Prefeitos. Disponível em <http://fnp.org.br/noticias/item/1450-tecnologia-em-energia-solar-atrai-participantes-do-iv-emds> redigida em 24/04/2017