energia solar já é uma velha conhecida em aplicações residenciais e ambientes comerciais, como os shoppings, ajudando a preservar a natureza e a construir uma imagem corporativa mais verde.

Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem, é que hoje já existe uma alternativa melhor do que o tradicional painel solar, que oferece um design inovador e muitas outras vantagens.

Estamos falando do Organic Photovoltaic (OPV) — também conhecido como “filme solar fotovoltaico orgânico”—. Ficou interessado? Continue lendo este artigo e entenda melhor sobre essa solução!

O que é o OPV?

OPV é a sigla para “Organic Photovoltaic” e consiste em um filme flexível, de design avançado, que utiliza polímeros orgânicos. Esses compostos são semicondutores de energia, sendo “impressos” no filme de modo semelhante à impressão gráfica.

Os filmes orgânicos fotovoltaicos são leves, sustentáveis e apresentam espessura mais fina quando comparados a outras tecnologias. Por conta disso, podem ser empregados em uma variedade maior de usos, tanto para produção de energia solar fotovoltaica quanto para fins estéticos. Também apresentam atributos que contribuem para a climatização de ambientes, como veremos melhor adiante.

Em resumo, o OPV é composto de elementos recicláveis, abundantes na natureza e amigos do meio ambiente (eco-friendly). Ele é considerado uma opção mais verde do que os modelos tradicionais de painel solar fotovoltaico, tanto que sua pegada de carbono chega a ser até 20 vezes menor.

Quais os benefícios para Shopping Centers?

Os benefícios do OPV envolvem aspectos estéticos, energéticos, ecológicos e muitos outros. A seguir, separamos cinco dos principais. Confira!

1. Múltiplas aplicações e design customizado

Os filmes fotovoltaicos orgânicos podem ser aplicados em diferentes ambientes nos Shoppings Centers, como:

  • claraboias;
  • fachadas de vidro;
  • coberturas de estacionamento;
  • telhados e outras coberturas leves.

Um de seus diferenciais é que esses filmes se integram ao ambiente em que são colocados, transformando a decoração de maneira inovadora.

2. Conforto térmico e economia de energia com climatização

Outro benefício do OPV  é o conforto térmico — um grande desafio para Shoppings Centers. Geralmente, as áreas com claraboias ficam quentes devido à radiação solar, o que demanda maior performance do ar-condicionado para manter esses ambientes climatizados.

Com o OPV, há melhora na climatização e redução de custos operacionais. Isso porque os filmes fotovoltaicos orgânicos instalados nas claraboias absorvem grande parte da irradiação solar. Dessa forma, contribuem para que os ares-condicionados não precisem operar em sua máxima potência, de modo que consumam menos energia elétrica — até 48% menos.

Além disso, o  OPV consegue bloquear 99% dos raios ultravioletas e 95% dos infravermelhos. Esses atributos colaboram para o conforto térmico e para a diminuição do gasto energético do ar-condicionado.

Em suma, o ganho de eficiência energética dos filmes orgânicos fotovoltaicos ocorre também por meio da diminuição da transferência de calor para o prédio e da redução na necessidade de uso de ar-condicionado.

Outro ponto positivo é que não se perde a iluminação solar, uma vez que os filmes são semitransparentes (até 30% de transparência). Ou seja, eles ainda cooperam para uma boa gestão de luminosidade.

Aliás, muitos shoppings já aplicam insulfilme para regular a iluminação natural, com a desvantagem de que eles não produzem energia elétrica. Com o OPV, é possível ter os dois benefícios em um só material.

3. Marca sintonizada com o meio ambiente

​​​​​Ao adotar o OPV, associa-se sustentabilidade e inovação à marca do shopping, o que ressalta o posicionamento de liderança e excelência em relação às práticas ecológicas. Esse alinhamento com compromissos ambientais é capaz de afetar positivamente o fluxo de clientes.

O shopping ainda terá a oportunidade de criar espaços para comercialização de mídia dentro de suas dependências. Por exemplo, ao instalar entradas USB para carregamento de smartphones com a energia mais limpa do mundo, em locais específicos, como quiosques ou outras áreas. Essa solução pode ser oferecida para patrocinadores e marcas parceiras para que elas demonstrem o quanto valorizam a relação com os consumidores e apoiam ideias e ações sustentáveis.

4. Facilidade de instalação

Instalar o OPV é simples. O modelo com adesivo dupla face, por exemplo, pode ser aplicado sobre diferentes superfícies, aderindo-se a elas.

Outro modelo é o laminado, cuja instalação é feita entre vidros, bastando que o vidro externo seja incolor. Essa versão é mais comumente aplicada em edificações novas.

5. Produção de energia solar “limpa”

Cada metro quadrado de OPV previne que se emitam 120 Kg de CO2 na atmosfera anualmente. O público do shopping center ainda tem acesso visual à produção de energia limpa, uma vez que os filmes fotovoltaicos orgânicos podem ser vistos integrados à decoração do shopping — nas claraboias, fachadas, coberturas de estacionamento etc.

Nessas regiões, é possível até mesmo colocar selos verdes e outros materiais ressaltando que o shopping adota práticas ambientalmente corretas. Essa medida contribui para as ações de marketing do negócio.

Vale mencionar que, em uma instalação on-grid, se houver excedente de energia gerada, esse adicional poderá ser devolvido para a rede elétrica.

Como adotar essa tecnologia de energia solar?

Para instalar  o OPV em um shopping, é recomendado contar com o apoio da única empresa que presta esse tipo de serviço para grandes organizações no Brasil: a SUNEW. A sua experiência na área é um fator decisivo para garantir um bom projeto e ela ainda oferece suporte técnico especializado nessa tecnologia de produção de energia solar.

O potencial de adaptação do OPV o torna uma tecnologia vantajosa para Shoppings Centers, especialmente os que buscam aliar elementos inovadores de design com um senso prático. Afinal, com os filmes fotovoltaicos é possível produzir energia solar ao mesmo tempo em que se cria uma decoração inovadora para o espaço.

Além disso, os ambientes se tornam mais agradáveis para os clientes graças ao conforto térmico proporcionado. Isso sem falar no fortalecimento da reputação da marca com o público, uma vez que há vários benefícios ambientais ao adotar essa tecnologia.

Já está convencido a usar energia solar no seu shopping center? Quer levar o OPV para o seu negócio? Entre em contato com a equipe de especialistas da Sunew e saiba mais sobre essa tecnologia inovadora!