A PepsiCo, uma das maiores empresas de Alimentos e Bebidas do mundo, e a Sunew, empresa brasileira líder global na produção da tecnologia de terceira geração de energia solar, se uniram para o desenvolvimento de um projeto de energia solar pioneiro para caminhões de distribuição. A Sunew iniciou a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV) em 10 veículos da frota de distribuição da PepsiCo, em um projeto piloto para melhorar a gestão da recarga da bateria dos veículos e do seu sistema de iluminação. O plano é expandir a solução de energia limpa para toda a frota da companhia.

“A PepsiCo tem o compromisso de tornar a sua cadeia logística cada vez mais sustentável, aliando o fornecimento de suprimentos aos consumidores ao desenvolvimento econômico e social, enquanto ajuda a proteger o planeta e a diminuir impactos. Este projeto em parceria com a Sunew, em conjunto com outras inciativas como a inclusão de veículos movidos à GNV e elétricos, visam contribuir para mitigar as nossas emissões de CO2 no meio ambiente, com meta global de redução de 20% até 2030”, afirma Eduardo Sacchi, diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil.

 

De acordo com Tiago Alves, CEO da Sunew, “repensar a mobilidade de forma sustentável e amiga do meio ambiente tem se tornado cada vez mais necessário. O pioneirismo da PepsiCo ao investir na tecnologia mais limpa para sua frota de distribuição é um grande exemplo de inovação para construção de um futuro mais sustentável no Brasil e no mundo”, analisa

O objetivo da parceria, além da promoção de eficiência energética em veículos e otimização da operação de distribuição, é contribuir, no longo prazo, com a diminuição da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), já que o transporte é o setor responsável por grande parte das emissões, principalmente nos grandes centros urbanos. Somada à esta iniciativa, a PepsiCo anunciou, no início de junho, a compra de 18 caminhões Scania movidos a GNV (gás natural veicular), ou gás biometano, a maior aquisição de veículos com esta tecnologia da história do país e, em março deste ano, adquiriu caminhões elétricos de 8 toneladas para a distribuição dos produtos de sua divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio portes. Todas essas ações visam expandir o uso de energia limpa pela companhia, com o objetivo de transformar sua frota em 100% sustentável.

 

Tecnologia Sunew e Energia Solar por OPV (Filmes Fotovoltaicos Orgânicos)

 

A energia solar gerada por OPV já é uma realidade em obras de arquitetura e em peças de mobiliário urbano. A parceria com a PepsiCo endereça uma das principais verticais de negócios da Sunew: o mercado de mobilidade, com uso de energia limpa em carros, ônibus, barcaças, vans e caminhões, aplicações pouco exploradas pelo mercado de energia solar. Por ser um filme leve, flexível, semitransparente, resistente a torção, e vibração e com alta capacidade de absorção de luz difusa, o OPV se destaca como solução inovadora para o aumento de eficiência energética em veículos de combustão (convencionais), íbridos e elétricos.

 

Segundo Felipe Reis, gerente de Produtos da Sunew, comparativamente a outras tecnologias solares, o OPV se apresenta como melhor solução, tendo em vista sua resistência às condições operacionais de um veículo. “Por serem tecnologias solares rígidas, os painéis solares tradicionais acabam por apresentar trincas e danos que reduzem drasticamente a sua vida útil nessas condições de operação”, explica o executivo.

 

A solução proposta consiste na instalação de um sistema de geração de energia solar composto por filmes Sunew LIGHT™, posicionados na parte superior externa (teto) do implemento e um controlador de carga que fará a gestão da recarga da bateria do caminhão e do sistema de iluminação. A instalação tem o objetivo de manter a carga da bateria em níveis operacionais, fornecendo energia para os sistemas de carga de stand-by do caminhão, luzes internas do implemento e impressora fiscal.

 

O OPV garantirá que a bateria do caminhão esteja sempre em funcionamento, aumentando a disponibilidade do veículo, o que minimizará o risco de paradas não programadas e até mesmo a ociosidade de parte da frota que por descarga da bateria acaba não entrando em operação para distribuição dos produtos. Além disso, um prolongamento da vida útil da bateria é esperado, o que reduz custos e minimiza os impactos ambientais associados ao seu descarte.

 

Sobre a PepsiCo  

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 67 bilhões em receita líquida em 2019, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

 

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito. “Vencer com Propósito” reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br.

 

Saiba mais sobre a PepsiCo Brasil:

 

 

Sobre a Sunew

A Sunew foi criada em 2015 com a mentalidade de revolucionar o paradigma de consumo e produção de energia, construindo um mundo melhor para as próximas gerações com a energia mais verde presente em todos os lugares. A empresa é líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV), com as maiores instalações implantadas em todo o mundo. A Sunew desenvolveu um processo de produção industrial inovador, contínuo e altamente escalável. Buscando impactar positivamente o ambiente e a comunidade, a Sunew nasceu como uma Empresa B certificada e em 2019 foi listada pela B Corporation como uma das melhores empresas do mundo para o meio ambiente, recebendo o selo “Best For The World 2019 – Environment Honoree”.  Em 2020, a Sunew foi reconhecida pela Fast Company como uma das empresas mais inovadoras capazes de mudar o mundo, recebendo o selo “World Changing Ideas 2020”.