A Sunew, empresa brasileira líder global na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV – do inglês Organic Photovoltaic), instalou a primeira OPTree do Maranhão, no Parque do Rangedor, em parceria com a Equatorial Energia Cemar – distribuidora de energia elétrica do Estado. Mobiliário urbano em forma de árvore que gera energia limpa, a OPTree combina sustentabilidade, inovação e design com tecnologia que transforma a luz do sol em energia.

A OPTree traz a tecnologia do OPV que, por ser um filme leve e flexível, permite a aplicação em qualquer tipo de superfície, inclusive áreas curvas ou irregulares, como na instalação nas “folhas” da árvore fotovoltaica. O mobiliário urbano com estrutura em aço inox cuja base é composta por um banco de madeira certificada com saídas USB que permitem a recarga de telefones celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos para os visitantes do parque. O CEO da Sunew, Tiago Alves, ressalta a importância de disseminar os benefícios da energia limpa. “O mobiliário é um ponto de encontro entre amigos e uma forma de colocar a população em contato com a inovação e tecnologias sustentáveis. A Sunew tem um produto transformador com tecnologia de ponta e o objetivo é resolver boa parte do desafio energético do planeta”, explica Tiago.

É possível aplicar o material em qualquer área: fachadas de prédios, janelas, veículos, pontos de ônibus, cobertura de estacionamentos e outros mobiliários urbanos. O material é totalmente customizável em tamanho, forma e cor. Portanto possibilita geração de energia limpa ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento de design exclusivo alinhado à arquitetura e/ou formato das edificações e objetos.

Inaugurado recentemente, o Parque Rangedor é novo ponto de lazer e turismo de São Luís e conta com 3,5 km de pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, academia ao ar livre, praças, dois estacionamentos, playgrounds, quadras poliesportivas e espaços de convivência.